Tecnologias: Rumo à Sustentabilidade

Nos tempos atuais a tecnologia ambiental ganhou um novo enfâse, no sentido de responder as necessidades impostas rumo a um desenvolvimento sustentável.

Deste modo, o painel “Tecnologias: Rumo à Sustentabilidade” irá abordar três grandes temas. Na área da biotecnologia, será abordado o tema das microalgas, no que diz respeito ao tratamento de efluentes e de gases de efeito estufa, assim como um caso prático – o ALGATEC Business Park gerido pela A4F. De seguida, será apresentado o enquadramento da energia hidroelétrica, enquanto energia renovável, destacando-se o contexto nacional. Por fim, a empresa Omniflow ligada a estruturas combinadas de energia solar e eólica, apresentará a produção, armazenamento e autoconsumo de energia a partir de fontes renováveis em sistemas inteligentes.

 

 

ORADORES E PALESTRAS

 

MODERADORA: Helena Pinheiro, Técnico Lisboa

 

Helena Pinheiro

Helena M. Pinheiro é professora associada no Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico. É licenciada em Engenharia Química por esta escola, com mestrado em Biotecnologia e doutoramento em Engenharia Química. Lecciona nas áreas de tecnologias ambientais e projecto de engenharia em bioprocessos, exercendo a sua actividade de investigação em monitorização da qualidade e tratamento biológico de águas residuais domésticas e industriais.

 

 

ORADORES

 

Luísa Gouveia e Alberto Reis, LNEG | “Biotecnologia do tratamento de efluentes e de gases de efeito estufa com microalgas: interesse ambiental, energético e comercial”

 

Luísa Gouveia

Luisa GouveiaLuísa Gouveia é Engenheira Química, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Doutorada em Biotecnologia. Atualmente é Investigadora Auxiliar da Unidade de Bioenergia do LNEG, Vice-presidente e Delegada Nacional da Ação COST– EUALGAE (European network for algal-bioproducts). Coordena vários projetos relacionados com Microalgas: pigmentos, ácidos gordos, biocombustíveis, tratamento de efluentes, mitigação de CO2, extração supercrítica com solventes, biorrefinerias de microalgas e análise do ciclo de vida. Já publicou 76 papers em revistas Internacionais com arbitragem científica, 1 livro, 11 capítulos e 1 Patente (New pigment supplements to animal feed). É ainda editora associada da Biotechnology for Biofuels e revisora regular de mais de 50 jornais científicos.

 

Alberto Reis

Alberto ReisAlberto Reis é Engenheiro Químico (IST, 1987), Mestre e Doutorado em Engenharia Bioquímica (IST, 1991 e 2001, respetivamente) e realizou estudos Pós-Doutorais na Universidade de Birmingham (Reino Unido) em 2002, 2003 e 2006. Atualmente é Investigador Auxiliar na Unidade de Bioenergia e Coordenador Adjunto da mesma Unidade no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) em Lisboa. Membro de equipa (e em certos casos Investigador Responsável/Coordenador) de vários projetos nacionais e internacionais e redes temáticas em Bioenergia. A sua atividade de investigação tem-se inserido nas áreas da Engenharia Bioquímica, sendo o domínio de especialização em processos de produção de biomassa microbiana (microalgas, leveduras, bactérias) em fermentadores e fotobiorreatores, problemas de transferência de massa, em especial, do oxigénio e estudos de ampliação de escala (scale-up). O fracionamento da biomassa e valorização das diferentes frações, numa perspetiva de biorrefinaria, para a obtenção de biocombustíveis avançados é um dos seus grandes objetivos. Autor ou co-autor de mais de 70 artigos internacionais com arbitragem.

 

 

Diana Fonseca, A4F | “ALGATEC Eco Business Park: Estrutura integrada de 14.2 ha para produção e processamento de microalgas à escala industrial”

Diana FonsecaDiana Fonseca formou-se em 2008 como Mestre de Engenharia Química da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Na A4F tem 5 anos de experiência profissional em Gestão de Projetos de Engenharia, desde a conceção do projeto até a entrega final ao cliente. Foi responsável pela implementação de uma unidade de produção de 5000 m2 em Portugal, no âmbito de um projeto europeu FP7 para produção de microalgas para energia. É atualmente responsável pelo departamento de Engenharia da A4F, e está dedicada à implementação do projeto ALGATEC Eco Business Park.

 

 

Maria Manuela Portela, FCUL – “Energia hidroelétrica: Enquadramento e contexto nacional”

Maria Manuela PortelaProfessora associada com agregação no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) do Instituto Superior Técnico. Formou-se em Engenharia Civil (1980), Mestrado em Hidrologia e Recursos Hídricos (1990), Doutoramento em Engenharia Civil (1997) e agregação (2014) do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Sub-diretora e Membro do conselho editorial da única revista portuguesa na área e revisora ​​de revistas internacionais (Water, Meteorologische Zeitschrift, African Journal of Environmental Science and Technology, American Journal of Experimental Agriculture, SSP – Journal of Civil Engineering. Selected Scientific Papers). É especialista em hidrologia, recursos hídricos, modelagem hidrológica, abordagens estatísticas e matemáticas, desenho de infraestruturas com ênfase em pequenos sistemas hidrelétricos. É revisora especialista de alguns dos relatórios do IPCC (relatórios WGII AR5 FOD e SOD). Colabora em projetos internacionais, com ênfase no Projeto STRIVER e nos projetos CapWEM para projetos bilaterais entre Portugal e Eslováquia. Tem publicações em mais de 190 artigos em revistas e conferências internacionais e nacionais.

 

 

António Correia, Omniflow | “Produção, Armazenamento e Autoconsumo de Energia a partir de Fontes Renováveis em Sistemas Inteligentes”

António CorreiaFormado em Gestão de Empresas no Instituto Superior de Gestão em 1997, começou a sua atividade profissional no banco Merrill Lynch International. Iniciou, em 2005, funções no Esporão, empresa fundada pelo seu pai, José Roquette. Já como Administrador delegado, a Esporão alcançou, em 2008, a liderança de vendas em Portugal e Angola e foi considerado, pela 2ª vez “Empresa do Ano” pela Revista de Vinhos. A abordagem holística à sustentabilidade e inovação resultou em reconhecimentos de onde se destacam os prémios “Sustainability Of The Year Award”, “Green Project Awards 2013” e, em 2014, os “European Business Awards for the Environment”. Actualmente, acumula a liderança executiva do Grupo Esporão com as funções de Administrador não-executivo da PrimeDrinks, Vice-presidente da Viniportugal, Director da Acibev e membro do Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).