Green Networking

O PAINEL 20 MINUTOS A PENSAR NO FUTURO CARECE DE INSCRIÇÃO PRÉVIA, AQUI .

A PARTICIPAÇÃO É GRATUITA.

Na sequência do grande sucesso dos anos anteriores, o Green Networking continuará a fazer parte das JEAMB, sendo este ano constituído por duas grandes atividades. Este painel irá proporcionar a todos os participantes uma melhor perceção do mercado de trabalho nacional e das saídas profissionais da engenharia do ambiente, bem como do empreendedorismo e inovação associados à criação de startups.

Começará com o painel “Startups: promovendo a sustentabilidade”, onde serão apresentados projetos inovadores no nosso país, permitindo ainda a introdução deste conceito tão importante na nossa economia. Para isso, contamos com a presença de três startups que nos irão apresentar aquilo que fazem e como desenvolveram as suas ideias e projetos.

Posteriormente realizar-se-à a atividade “20 minutos a pensar no futuro”, onde os participantes poderão dialogar com profissionais de grandes empresas estabelecidas em Portugal, a fim de poderem refletir e planear sobre o seu futuro profissional. Esta atividade consiste na distribuição de participantes e convidados em mesas redondas, num regime de rotatividade.

 

 START-UPS: PROMOVENDO A SUSTENTABILIDADE

 

Moderador: Eng.º António Lorena, Técnico Lisboa

 

aaeaaqaaaaaaaaebaaaajdkwodcxmjlhltq1mwetndc1zc1iodawlwy2zmi0mji2n2jlna-1António Lorena, Engenheiro do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, é atualmente Diretor da empresa 3DRIVERS, uma spin-off do IST formada em 2003 e que é hoje uma referência para as áreas da gestão dos resíduos, do uso eficiente dos recursos e da economia circular, capaz de trazer abordagens inovadoras e de elevado rigor técnico, conhecimento especializado em toda a cadeia, incluindo a operação, a estratégia de negócio e a política pública. A 3DRIVERS procura apoiar os seus clientes na definição de uma nova geração de estratégias para a sustentabilidade, mais focada na eficiência e na circularidade dos recursos, capazes de conciliar o crescimento económico com benefícios ambientais tangíveis.

 

 

 

ORADORESlogo-watt-is

engenheiro-henrique-pombeiro_watt-isEng.º Henrique Pombeiro, Watt IS

A Watt-IS é uma spinoff do IST através do programa doutoral de Sistemas Sustentáveis de Energia do MIT Portugal. A Watt-IS desenvolveu uma solução focada em eficiência energética que, através de dados de consumo de eletricidade a cada 15 minutos, consegue identificar os consumos desagregados dos eletrodomésticos mais relevantes. Através dessa análise de dados combinada com algoritmia avançada de análise de dados de consumo, a Watt-IS conseguiu desenvolver uma plataforma de aconselhamento energético que disponibiliza, de uma maneira completamente personalizada, as medidas de eficiência energética mais relevantes para clientes residenciais e pequenas e médias empresas.

logo-geodrone

 

joao-marques_geodroneJoão Marques, GEODRONE

Uma startup jovem, ambiciosa e inovadora. Foi criada em 2014 e conta já com múltiplas aparições em conferências na área da Geografia, Sistemas de Informação Geográfica e Modelação 3D. Especialistas na obtenção e tratamento de imagens aéreas, recolhidas com o recurso a aeronave não tripulada – DRONE. Usando as técnicas, os métodos e os instrumentos mais actualizados, e com apoio no melhor know-how, a GEODRONE oferece informação clara e pormenorizada, tanto na área da cartografia como na área da modelação 3D. Esta é uma startup parceira oficial da Esri Portugal e o ISQ.

 

 

 

 

 

logo-greenworld

Eng.º Bruno Catela, GREENWORLDengenheiro-bruno-catela_greenworld

A Green World é uma empresa que direciona toda a sua atividade profissional para os segmentos tecnológicos de Energia e Telecomunicações, tem como objetivo principal, a criação de uma forte relação de Parceria com os seus Clientes.
Os elevados padrões de qualidade prosseguidos, a par de uma estrutura de gestão flexível, e cobertura nacional, têm permitido à Green World alcançar o reconhecimento do mercado. Entre os seus principais clientes destacam-se empresas nacionais e multinacionais de referência em Portugal.

 

 

 

20 MINUTOS A PENSAR NO FUTURO

 


engenheiro-claudio-jesusEng.º Cláudio Jesus,
Presidente Executivo da Águas de Portugal Internacional

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, Mestre em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa e com uma pós-graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa. Iniciou a sua carreira profissional nos serviços municipalizados de Leiria. Posteriormente integrou a empresa Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA e mais tarde a empresa SIMLIS – Saneamento Integrado dos Municípios do Lis. Foi Presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral e é, desde 2010, membro do Conselho de Administração da Parceria Portuguesa para a Água. Atualmente é, também, Presidente do Conselho de Administração da AdP – Águas de Portugal Internacional, S.A. e Administrador da AdP – Águas de Portugal SGPS, S.A.

 

 

 

 

engenheiro-francisco-ribeiro-tellesEng.º Francisco Ribeiro Telles, Direção de Sustentabilidade na EDP Produção

É atualmente Técnico Superior Especialista na Direção de Sustentabilidade da EDP Gestão da Produção de Energia SA. Anteriormente, teve experiências na Área de Ambiente e Química da Central Termoelétrica de Sines, na Direção de Projetos e Investimentos – Sistemas de Ambiente e na Direção de Estudos e Engenharia de Equipamentos – Ambiente. Mestre em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia em 2010. Fez uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial no IDEFE-ISEG em 2015 e um Mestrado em Ciências Empresariais no ISEG em 2017.

 

 

 

 


Microsoft - Do IT, GirlsEng.ª Lara Próspero,
EMEA MACH Program Lead na Microsoft Portugal

Lara Próspero juntou-se à Microsoft em maio de 2012, como gerente de PFE, estando envolvida principalmente em atividades de Gestão de Pessoas para entrega de equipas em países da Europa Ocidental. Desde maio de 2015, tornou-se líder do Programa MACH CSS EMEA recentemente criado, que vai treinar e desenvolver mais de 100 potenciais recém-licenciados técnicos elevados nos primeiros 3 anos, em 7 países diferentes, integrando-os nos negócios de mercado num curto período. Antes de ingressar na Microsoft, Lara era gestora associada na Unidade de Aerospace & Transportation Business Solutions, na Novabase. Antes disso, Lara trabalhou para diferentes organizações no âmbito de contratos da ESA, da EUMETSAT e da EC, onde assumiu vários papéis, como Engenheira de Sistemas, Team Leader e Gestora de Projetos. Lara tem um curso em Engenharia Física e uma Pós-Graduação em Sistemas de Informação.

 

 

 

 


doutor-luis-santosDr. Luís Santos,
Partner na Alpac Capital

Iniciou a sua carreira como consultor na McKinsey onde esteve durante cerca de 10 anos. Contactou com diferentes indústrias e áreas funcionais na Europa, Ásia, África e América do Sul, focando-se na consultadoria estratégica na área de investimentos em empresas usando capital privado. Fez também consultadoria financeira na TMT e T&L. em 2014 decidiu conjuntamente com vários sócios criar um fundo de Private Tech com investimento no Perú, México e Chile. Atualmente a Alpac Capital atua nos Emirados Árabes Unidos, Hungria e Portugal; em empresas com produtos e equipas fortes ajudando-os no processo de internacionalização e suportando-os estrategicamente. Como formação académica é licenciado em Economia e tem um MBA em Finanças e Gestão.

 

 

 

 

engenheira-claudia-montenegroEng.ª Cláudia Montenegro, Direção de Ambiente, Qualidade, Segurança e Sustentabilidade da Galp

Engenheira do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em Engenharia Municipal e Sanitária pela Universidade Católica Portuguesa. Tem realizado trabalhos na área da Indústria de Petróleo & Gás (downstream e upstream), Petroquímica, Pasta de Papel, etc. Na sua atividade profissional tem coordenado e executado Licenciamentos Industriais e Ambientais, elaborado projetos de proteção contra incêndios e segurança de instalações industriais, contando também com experiência em projectos de infra-estruturas e de redes prediais de águas de consumo, águas residuais e gás. O seu currículo inclui ainda experiência no acompanhamento das Políticas Energia-Clima e na coordenação da Estratégia de Alterações Climáticas. Integra a Galp desde 2008, estando atualmente na Direção de Segurança, Ambiente e Qualidade (DSAQ) – Área de Ambiente e Sustentabilidade.