Smartcities: Construindo o Futuro

No caminho da sustentabilidade, a crescente necessidade de se aumentar a eficiência na gestão dos recursos tem gerado novas preocupações e áreas de intervenção.

Ao nível dos centros urbanos, a evolução tecnológica tem se afigurado como um aliado de peso que tem disponibilizado cada vez mais e melhores soluções integradas que permitam melhorar as infraestruturas e a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Como tal, abordar-se-á neste painel as áreas e projetos fulcrais desenvolvidos pelas empresas de referência nas Smart Cities, com especial enfoque nas áreas da energia e mobilidade.

 

SMARTCITIES: CONSTRUINDO O FUTURO

 

professor-manuel-pinheiroModerador: Prof.º Manuel Pinheiro, IST – UL

Formado em  Engenharia do Ambiente pela FCT/UNL e doutorado pelo Instituto Superior Técnico é docente nesta instituição desde 1999, pertencendo ao Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura. É também responsável pelo sistema de avaliação e certificação de construção sustentável, que tem por nome LiderA- Sistema para a Sustentabilidade. Foi diretor técnico da SEIA- Sociedade de Engenharia e Inovação Ambiental, S.A e assistente de investigação da INETI. Fundou a IPA- Inovação e Projetos em Ambiente, Lda onde é gestor e diretor, é consultor nas áreas de Impactes Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental, Construção Sustentável.

 

ORADORES

 


engenheiro-vladimiro-felizEng.º Vladimiro Feliz, CEiiA|
“Lean Cities: Das Cidades Inteligentes às Cidades Eficientes”

Licenciado em Engenharia Mecânica, opção de Gestão da Produção, pela Universidade do Porto. Iniciou a sua carreira profissional no Instituto Eletrotécnico Português, foi Engenheiro de Programa na OGMA – Industria Aeronáutica de Portugal, SA e Presidente Executivo da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação. Na Câmara Municipal do Porto, foi Administrador Delegado da Fundação Porto Social, Diretor Municipal de Sistemas de Informação e Vereador do Turismo, Inovação e Lazer da CMP, Presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital, Presidente do Conselho de Administração da Porto Lazer e Vice-Presidente da Associação de Turismo do Porto. Atualmente está na direção do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA), onde lidera o programa SmartCities. É também membro do conselho de administração da i9 magazine, Presidente da mesa da Assembleia na Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e membro da VP SmartCities Chapter na APDC.

 

 

 

 

 

 

 

 


engenheiro-joao-hormigoEng.º João Hormigo, APFM|
“Medidas para Redução de Consumo de Energia em Edifícios de Escritórios, Convergindo para NZEB: Três Casos de Estudo.”

Eng. Electrotécnico, Eng. Civil e Especialista em Direção e Gestão da Construção, é responsável pelo projeto e execução de centenas de obras para a REN, a PROET, a ONI e a EDP. Responsável pelo Departamento de Gestão de Instalações da EDP, nas vertentes de “Hard Services” e “Soft Services”, incluindo: Reabilitação de Edifícios, Programas de eficiência energética, entre outros projetos. Assume o papel de consultor (seniorconsultant): em várias empresas da área das telecoms, no domínio da estabilidade estrutural de torres e antenas; na área de gestão global de projectos, energias renováveis e de Facility Management. Foi assistente no Instituto Superior Técnico, Professor na Academia da Força Aérea, na Universidade Autónoma e na Universidade Lusíada. Atualmente, é Professor do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Vice-Presidente da APFM.

 

 

 

 

 

jorge-moreiraEng. Jorge Moreira, EDP Distribuição| “EDP Distribuição nas cidades do Futuro”

 Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, tendo como principais interesses as energias renováveis e a mobilidade elétrica. Ingressou no mestrado em Tecnologias de Energia (coordenado pela KIC InnoEnergy), tendo realizado o primeiro ano no IST e o segundo no Karlsruhe Institute of Technology. Iniciou o seu percurso profissional na EDP Distribuição em 2015, estando atualmente integrado no projecto Inovgrid, um projecto inovador que dota a rede eléctrica de informação e equipamentos inteligentes capazes de automatizar a gestão da energia, melhorando a qualidade do serviço – diminuindo os custos e aumentando a eficiência energética.

 

 

 

 

 

 

 

afonso-pais-de-sousaEng.º Afonso Pais de Sousa, Siemens | “Gestão de Tráfego com base em Parâmetros Ambientais”

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – Ramo de Energia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Em 2012, integrou o departamento de Infra-estruturas, Mobilidade e Logística de Transportes e Veículos elétricos da Siemens ITS Mobility. Desde 2013 desempenha funções enquanto diretor técnico e gestor de projeto para o contrato de manutenção e expansão de tráfego na cidade do Porto (semáforos, sistemas UTC, CCTV).

 

 

 

 


engenheiro-nuno-brito-jorgeEng.º Nuno Brito Jorge, Cooperativa Coopérnico
| “O envolvimento dos cidadãos no sistema energético de amanhã”

Licenciado em Engenharia do Ambiente e com um Mestrado em Gestão de Projectos, é fundador e membro da direcção da Coopérnico, a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis que tem como missão envolver cidadãos e empresas na criação do novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente. Depois de mais de 10 anos de experiência profissional nas áreas de Ambiente, Energia e Inovação, passando por Bruxelas, como como Environment & Energy Assistant no Parlamento Europeu, pelo Brasil e por Espanha, co-fundou a Boa Energia, uma empresa de serviços na área do solar fotovoltaico responsável pelo projecto europeu Citizenergy (uma plataforma aglomeradora de cooperativas e sites de crowdfunding focados em projectos sustentáveis). É também um dos fundadores da GoParity uma plataforma portuguesa que permite aos cidadãos investirem o seu dinheiro em projectos de sustentabilidade e ajuda empresas a avançarem com projectos deste tipo.