Água: Força Motriz da Natureza

A água, a força motriz da natureza, é essencial a todos os seres vivos e processos e é utilizada em inúmeras áreas sendo essencial à manutenção da vida humana e das diversas atividades associadas ao quotidiano. Como tal, este recurso deve ser preservado, protegido e utilizado com cautela tendo em conta uma perspetiva de uso sustentável. No entanto, cada vez mais se verifica a sua utilização inconsciente e a consequente deterioração. Tendo em consideração este facto, torna-se fundamental a preservação e proteção do mesmo.

Neste sentido, o painel “Água: Força Motriz da Natureza” pretende salientar diferentes abordagens à gestão, proteção e oportunidades relacionadas com este recurso. Com este objetivo, estarão presentes diferentes oradores que irão por um lado, apresentar diversos projetos relacionados com a proteção e gestão do recurso, como o projeto “Straw Patrol” e “LIS-water” e por outro apresentar estratégias de gestão que irão conduzir à preservação das reservas de água destinadas ao abastecimento e ainda evidenciar qual a resposta das algas marinha às mudanças climáticas globais.

 

 

ORADORES E PALESTRAS

 

MODERADORA: Ana Galvão, Técnico Lisboa

 

ana galvao

A professora Ana Galvão lecciona no IST desde 2003, tendo desenvolvido investigação na temática do Saneamento, em particular tratamento de águas residuais. Os principais interesses de investigação incluem o saneamento de pequenos aglomerados, sobretudo através de tecnologias naturais e de baixo custo. Mais recentemente iniciou investigação associada à implantação de soluções naturais em cidades, com o objectivo de promover o tratamento e reutilização de águas cinzentas.

 

 

ORADORES

 

Carla R. Lourenço, Universidade de Rhodes, Grahamstown, África do Sul | “Straw Patrol”

Carla R. Lourenço

Carla Rodrigues Lourenço é estudante de doutoramento em Biologia Marinha pela Universidade de Rhodes em Grahamstown, África do Sul e pelo Centro de Ciências do Mar – CCMar em Faro, onde tem investigado as respostas de organismos marinhos às alterações climáticas. Em 2016 criou o projecto de literacia dos oceanos e sensibilização ambiental Straw Patrol que visa consciencializar para os problemas relacionado com o lixo marinho. O trabalho desenvolvido através deste projecto valeu a Carla a menção especial do Prémio Terre de Femme 2017, destinado a mulheres activas na defesa do planeta. Foi também em 2017 que o projecto de monitorização marinha ‘A minha praia’ proposto pela Straw Patrol ao Orçamento Participativo Portugal foi um dos projectos vencedores e a ser implementado futuramente na região do Algarve.

 

 

Maria José Vale, DGT | “Gestão do território e gestão da água: preservação de reservas de água para abastecimento”

maria jose vale

Maria José Vale é licenciada em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Estatística e Gestão da Informação pela Universidade Nova de Lisboa. Fez parte do Instituto Geográfico Português (IGP), professora da faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa nas áreas, por exemplo, de Energia e Ambiente, Gestão dos Recursos  Hídricos. Participou ainda no Projeto EuroHealthy como conselheira, foi membro da Conferência Inspire 2015 – Geospatial World Forum Conference, entre outros. Atualmente é investigadora e coordenadora de projetos na Direção-Geral do Território.

 

 

Ester Serrão, UAlg | “Resposta das algas marinhas às mudanças climáticas globais”

ester_serrao_1-120x130

Ester Serrão trabalha na universidade do Algarve e no CCMAR-Centro de Ciências do Mar. Coordena uma grande equipa de pesquisa que visa compreender os padrões e processos que medeiam a diversidade, função e evolução genética marinha, da escala ecológica à escala evolutiva profunda. Os seus tópicos de pesquisa incluem as causas e consequências da biodiversidade genética, da dispersão/conectividade da população, da genómica ambiental e evolução adaptativa, no contexto das alterações climáticas e ambientais. Estes são estudados por toda a diversidade dos sistemas marinhos desde microrganismos às grandes florestas marinhas.

 

 

Jaime Batista, LIS-water | “Projeto LIS-water”

Jaime Batista

Engenheiro civil especializado em engenharia sanitária e Investigador-Coordenador do LNEC. É coordenador do projeto Lisbon International Centre for Water (LIS-Water). É presidente do Conselho Estratégico da PPA e é Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018 em Brasília. Foi membro do conselho de administração e do conselho estratégico da IWA, presidente da ERSAR (2003-2015), responsável pelo Departamento de Hidráulica (1990-2000) do LNEC e pelo Núcleo de Hidráulica Sanitária (1980-1989) do LNEC, diretor da revista Ambiente 21 (2001-2003) e consultor sobre políticas públicas e regulação. Foi distinguido com o IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science.